Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Você ainda não usa tinta ecológica para estampar? Saiba por que ela é melhor

Article-Você ainda não usa tinta ecológica para estampar? Saiba por que ela é melhor

18 - tinta-ecologica-serigrafiasign

Tema cada vez mais presente na rotina de empresas e consumidores, a sustentabilidade não poderia passar longe da serigrafia. Nesse universo em que as formulações químicas imperam nas aplicações sobre diferentes tipos de substratos, são as tintas que puxam a onda verde. Chamadas de ecológicas, elas se distinguem das convencionais pela substituição de solventes orgânicos, geralmente à base de derivados de petróleo, por água.

A diferença atende normas nacionais e internacionais no uso de substâncias restritas. “Tintas à base d’água são livres de alguns componentes que podem agredir o meio ambiente ou a saúde de alguma forma como o tack, o formaldeído, nonylphenol ethoxylate e solventes aromáticos”, afirma Rodrigo Pereira, diretor executivo e instrutor de serigrafia da Silk Screen Cursos e Oficinas. Já a remoção da sobra da tinta base solvente das telas é realizado com elementos químicos e o seu descarte, quando feito em água, causa prejuízo. Outros aspectos negativos do uso de solvente são o perigo de toxicidade na operação e a evaporação direta para a atmosfera.

Aplicação

A tinta ecológica pode ser aplicada em superfície de matéria-prima com boa absorção como tecidos e papel. Em uma estampa impressa numa camiseta, por exemplo, uma parte do produto é retida pelo algodão e outra menor fica sobre a superfície. “Existem no mercado tintas base d'água com performances tão boas quanto as base solvente, contudo o preço chega a ser quatro vezes mais alto”, diz Airton Monteiro, especialista em tintas e conselheiro do CRQ-IV (Conselho Regional de Química - IV Região).

Mesmo com tantos aspectos positivos, não dê bobeira com a tinta base d’água. Apesar de o odor ser menor, é recomendada a utilização de máscara e luvas e ter uma ventilação adequada do ambiente. Monteiro alerta que por via das dúvidas, a regra é a mesma do uso de tintas base solvente. Com a frequência do uso, também é indicado ter por perto um paninho de limpeza para remover a tinta que sempre acaba entrando em contato com as mãos, além de lavá-las com sabão neutro e aplicar creme hidratante para evitar problemas na pele.

A tinta ecológica pode ser aplicada em superfície de matéria-prima com boa absorção como tecidos e papel16

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar