Não é vermelho e nem rosa. A cor do ano escolhida pela Pantone é o Viva Magenta 18-1750. De acordo com Leatrice Eiseman, diretora executiva, da Pantone Color Institute, a cor “descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem. Enraizado no que é primordial, ele nos reconecta à matéria original.”
Mas como a cor do ano é escolhida?
Para chegar à conclusão da escolha a cada ano, especialistas em cores do Pantone Color Institute busca e filtra novas influências e cores ao redor do mundo. Segundo a vice-presidente Laurie Pressman, isto pode incluir pesquisar a indústria do entretenimento e produção de filmes, coleções e exposições de arte que viajam pelo mundo e novos artistas, a moda e todas as áreas do design, destinos aspiracionais e viagens, novos lifestyles, assim como boas condições socioeconômicas. "Influências também podem surgir através das novas tecnologias, novas matérias-primas, texturas e efeitos que impactam na questão da cor, plataformas de mídias sociais relevantes e eventos esportivos por vir que capturem a atenção do mundo inteiro” disse ela.
Por que o profissional de comunicação visual deve ficar de olho na Cor do Ano Pantone?
Para Renato Diniz, designer e sócio diretor criativo do Estúdio Jacarandá, escritório de arquitetura e design especializado em varejo, o profissional que atua com a produção de comunicação visual precisa estar atento às tendências de design.
"A cor do ano da Pantone pode ser explorada na divulgação de produtos e serviços de comunicação visual utilizando a cor em suas campanhas. Como o target são profissionais de marketing, de varejo, design, arquitetura, moda, etc, que desenvolvem produtos e serviços baseados em tendências globais, a mensagem transmitida por esse profissional pode ter grande relevância e transmitir maior credibilidade em relação aos seus concorrentes”, conta.
Mas como a cor do ano 2023 pode ser utilizada na comunicação visual?
Toda cor eleita como tendência, passa a ser utilizada em muitos pontos de contato com o consumidor e isso facilita a sua utilização. É o que acredita Renato.
“Como as áreas de moda e decoração costumam prever o uso destas cores em lançamentos de produtos e coleções, é natural que as agências de comunicação também a utilizem em campanhas e ativações desses produtos em mídia digital e impressa.”, diz o especialista.
No design de varejo, ele acredita que a cor pode ser usada em ambientações, por meio de patterns ou painéis storytelling aplicados em vitrines ou dentro da loja ou estabelecimento.
Já no cenário de colabs e lançamentos de diversos produtos é possível utilizar a Viva Magenta como elemento principal, “imagino o desdobramento de toda a comunicação visual dedicada a eles sendo desenvolvida com o uso desta cor potente e pregnante em pontos de contato digitais e físicos”.
Como se destacar usando a cor do ano 2023?
Além dos produtos que já estão sendo lançados no mercado – Renato cita celulares, maquiagem, calçados, utensílios de cozinha, entre outros –, é possível ter inspirações visuais construídas pela própria Pantone aoilustrar a atmosfera dessa cor.
E Renato acrescenta: "o profissional de comunicação visual pode oferecer itens para compor ambientações que podem ter patterns em papéis de parede exclusivos, iluminação em neon com o tom Viva Magenta, ou até mesmo um painel storytelling que explora o mood dessa tonalidade para trazer aconchego e energia em um ambiente corporativo”.
Agora que você sabe tudo sobre a cor do ano Viva Magenta, que tal planejar como utilizar o tom no seu negócio? Aproveite também para entender como usar a psicologia das cores na comunicação visual.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.